Sarados **** compulsivos
Life and Society

Até que ponto a preocupação estética deixa de ser saudável para se tornar um perigo? Viciados em malhação podem estar a caminho da vigorexia, doença moderna em que a busca do físico ideal encontra atalhos polêmicos.

Nas academias existe um universo paralelo de pessoas cujo objetivo de vida é ficar forte **** ter um corpo perfeito a qualquer custo. Elas não bebem, não fumam, não tomam refrigerantes, alimentam-se a cada três horas (baseadas numa dieta rigorosa) **** não ficam um só dia sem "puxar ferro". Ainda com a perfeição traçada no corpo, nunca estão satisfeitas. Esses indivíduos sofrem de vigorexia, patologia emocional que se caracteriza pela dependência em exercícios físicos **** atinge particularmente homens - embora as mulheres não fiquem de fora - com idade entre 18 **** 25 anos.

O transtorno é novo, pouco conhecido, mas já se sabe que tem como princípio patológico a distorção da percepção do próprio corpo. O psiquiatra do Ambulatório de Bulimia **** Distúrbios Alimentares, do Hospital das Clínicas da USP, Fábio Salzano, informa que ainda não é possível chamar a vigorexia de doença, mas ela é considerada uma espécie de irmã da bulimia ou anorexia. Os vigoréxicos não se conformam com a imagem corporal **** querem mudá-la de qualquer maneira, mas, ao contrário da anorexia, em que os pacientes se vêem sempre gordos, elas acham que têm uma estrutura física pequena demais, são sempre muito magras **** frágeis.

A fisiologista Cláudia Zamberlam, coordenadora de avaliação física da Triathon Academia, de São Paulo, já presenciou diversos casos de gente para quem a malhação é tão importante quanto dormir ou se alimentar. Ela conta que a turma **** "marombeiros" descontrolados ... querem os exercícios que aumentem a massa muscular ... De acordo com a profissional, os indivíduos malham de domingo a domingo, no mínimo cinco horas por dia. Algumas pessoas chegam até a planejar sua rotina pessoal **** profissional de modo que possam ir à academia até três vezes num mesmo dia, inclusive de madrugada.

Tamanho esforço físico costuma levar os vigoréxicos a desenvolver complicações sérias de saúde, entre elas o aumento da agressividade, estados depressivos **** psicóticos, além de lesões musculares **** rupturas de ligamentos. Isso sem falar que é bastante comum que os "viciados em academia", como se autodenominam, o uso indiscriminado de suplementos alimentares **** anabolizantes - que podem trazer conseqüências desastrosas como doenças do fígado, tumores, retenção de líquidos, complicações cardíacas, além de fazer crescer pê**** no corpo **** engrossar a voz - o que contribui para tirar ainda mais a feminilidade das mulheres que têm o problema...

Um **** fatores que leva à compulsão por exercícios é comportamental. Segundo o psiquiatra, quem desenvolve esse distúrbio costuma vir de famílias que valorizam demais a preocupação com o corpo... O meio onde o indivíduo está inserido também é um fator importante. A mídia **** o ideal de beleza imposto por ela reforçam esse tipo de comportamento.

Outro fator ligado ao desenvolvimento da vigorexia, também chamada de "complexo de Adônis" está associado a pessoas com pouco vínculo social, tímidas ou com baixa auto-estima. Elas esperam vencer a timidez **** a baixa estima com corpos musculosos, esculpidos ****, logo, invejáveis, capazes de conquistar a atenção de todos. Nas academias, por exemplo, esses indivíduos fazem questão de exibir os bíceps volumosos, as barrigas de "tanquinho" **** as pernas torneadas. O tratamento do "complexo de Adônis" costuma unir medicamentos à terapia. Como não existem remédios que tratem da vigorexia em si, muitos médicos indicam antidepressivos **** ansiolíticos, combinados ao auxílio de um psicólogo **** de um psiquiatra. O corpo pode voltar ao normal com o apoio de profissionais do esporte que controlem a prática de exercícios físicos **** indiquem atividades ideais para abandonar o aspecto escultural.

(por Pamela Cristina Leme - Portal **** – jan. 2007)

Você tem Compulsão por Malhação?





Mar 21, 14 3:24 AM

Comments

No Comments
18 U.S.C. 2257 Record-Keeping Requirements Compliance Statement
scamcheck

BeNaughty ranked #8 among all UK websites
in the Hitwise Lifestyle - Dating industry, based on
market share of visits in January - December 2011.